Nicolini & Ongaratto Advogados Associados

Menu

DREX – A moeda virtual Brasileira.

Embora o mundo das moedas virtuais possa parecer uma realidade distante para a grande maioria, a bem da verdade é que essa realidade está mais perto do que se imagina. Tanto assim é verdade que o Banco Central do Brasil anunciou, no início do mês de agosto deste ano, a criação de uma moeda virtual Brasileira, a qual será chamada de DREX.

Segundo informações divulgadas, ao contrário da maioria das criptomoedas já conhecidas, cuja variação está atrelada ao princípio da oferta e demanda e sem um controle centralizado, a exemplo do Bitcoin e Ethereum, o DREX será controlado pelo Banco Central do Brasil, sendo que um 1 DREX sempre será equivalente a 1 real.  Em síntese o Drex será a versão digital do Real.

Além do mais, e pelo que foi divulgado, o DREX deverá ser acessado somente por meio de carteiras digitais atreladas as instituições oficiais de pagamento, a exemplo dos Bancos. Neste caso o cliente depositará o valor em reais e poderá fazer transações com a moeda virtual (DREX), o que em tese irá conferir maior segurança e agilidade as respectivas operações.

Atualmente o DREX encontra-se em fase de testes, mas é esperado que ele esteja acessível a população em 2024. Até lá, é bom irmos nos acostumando com estes novos conceitos como ativo virtual, criptomoeda, tokenização, blockchain entre outros.

César Cauê Schaeffer Ongaratto - OAB/RS 53.943

 

Volver